top of page

Na zona norte de Belo Horizonte, fomos em uma unidade produtiva de agricultura urbana no bairro Etelvina Carneiro, na rua Mar de Rosas. Lindos nomes das ruas do bairro: Águas de Março, Meditação, Ipê do Campo, Alecrim do Campo, Lírios do Campo, Ipê Mirim, Botão de Rosas, Rosa de Pedra, Ipê Claro.

Fomos recebidas pelos agricultores e por Edglenia Lopes,  @edglenialopes, gerente de Fomento à Agroecologia, Agricultura Familiar e Urbana da PBH. As Unidades Produtivas são espaços de cultivo, de uso comunitário, onde as pessoas do bairro se organizam e fazem a gestão, e usam o sistema agroecológico com hortaliças, árvores frutíferas, plantas medicinais, aromáticas, condimentares, PANCs, flores, compostagem, viveiro de mudas, entre outros. Belo Horizonte tem, até o momento, 45 unidades produtivas espalhadas por todas as regionais da cidade.

Passamos a tarde pintando, enquanto alguns molhavam as plantas, outros colhiam, outros visitavam. Os verdes e amarelos eram intensos nas hortaliças e bananeiras, e os laranjas e rosas da terra se tornavam mais vibrantes quanto mais entardecia. Experiência maravilhosa de trocas com as pessoas, as plantas e a terra.

 

29/07/2022

bottom of page