Na zona norte de Belo Horizonte, fomos em uma unidade produtiva de agricultura urbana no bairro Etelvina Carneiro, na rua Mar de Rosas. Lindos nomes das ruas do bairro: Águas de Março, Meditação, Ipê do Campo, Alecrim do Campo, Lírios do Campo, Ipê Mirim, Botão de Rosas, Rosa de Pedra, Ipê Claro.
Fomos recebidas pelos agricultores e por Edglenia Lopes, @edglenialopes, gerente de Fomento à Agroecologia, Agricultura Familiar e Urbana da PBH. As Unidades Produtivas são espaços de cultivo, de uso comunitário, onde as pessoas do bairro se organizam e fazem a gestão, e usam o sistema agroecológico com hortaliças, árvores frutíferas, plantas medicinais, aromáticas, condimentares, PANCs, flores, compostagem, viveiro de mudas, entre outros. Belo Horizonte tem, até o momento, 45 unidades produtivas espalhadas por todas as regionais da cidade.
Passamos a tarde pintando, enquanto alguns molhavam as plantas, outros colhiam, outros visitavam. Os verdes e amarelos eram intensos nas hortaliças e bananeiras, e os laranjas e rosas da terra se tornavam mais vibrantes quanto mais entardecia. Experiência maravilhosa de trocas com as pessoas, as plantas e a terra.
29/07/2022